Professores


A seguir se encontra a relação dos docentes responsáveis, titulações e seus currículos.

Docentes

Dr. Marcelo Souza Motta (Coordenador)
Dr. Carlos Alberto Dallabona
Dra. Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo
Dra. Jamile Cristina Ajub Bridi
Dr. Marcus Vinícius Santos Kucharski
Dra. Marta Rejane Proença Filietaz
Dra. Patrícia Fernanda da Silva
Dr. Sérgio Carrazedo Dantas
Dr. Tarliz Liao

Dr. Marcelo Souza Motta | Coordenador

Coordenador da Especialização em inovação e tecnologias na educação (INTEDUC) e professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR. Assessor didático-Tecnológico da Coordenação de Tecnologia na Educação Campus Curitiba. Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias para a aprendizagem e desempenho profissional. Professor Permanente do Mestrado Profissional e Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal Câmpus Londrina (PPGMAT). Docente do Departamento de Matemática do Câmpus Curitiba. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Informática na Educação, Psicologia Educacional, Supervisão Escolar e Ensino de Matemática. Atua principalmente nas áreas: Ensino e suas tecnologias; formação de professores; educação matemática; educação a distância, ambientes de aprendizagem, inovação e educação.

Lattes


Dr. Carlos Alberto Dallabona

Engenheiro eletricista (1979), mestre em Engenharia de Produção (2001), doutor em educação (2011). É professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1992, atuando nas áreas elétrica, engenharia de produção, educação mediada por tecnologias, educação em engenharia, educação a distância e avaliação de processos educacionais. Foi coordenador do curso de engenharia elétrica, atual chefe do setor responsável pelos cursos de bacharelado e licenciatura do Campus Curitiba da UTPFR. Avaliador do INEP e Arcu-Sul. Atuou em empresa de telecomunicações e como profissional autônomo em engenharia elétrica e telecomunicações. Tem experiência profissional em sistemas de energia, sistemas de telecomunicações e eficiência energética. Tem experiência acadêmica como gestor de cursos e instituições de ensino superior, gestão e docência em cursos presenciais e a distância. Desenvolve pesquisas nos temas: educação a distância,educação profissional a distância, educação em engenharia, educação tecnológica, gestão de instituições de ensino superior e avaliação de processos educacionais. Foi professor mediador e membro da equipe de coordenação de Curso de Especialização em Gestão e Docência em EaD, parceria UFSC, UTFPR e CEFET-MG e coordenador do Curso Técnico Subsequente em Logística, modalidade a distância da UTFPR, no âmbito da Rede eTec Brasil. Coordenador geral adjunto da Rede eTec Brasil na UTFPR.

Lattes


Dra.  Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

Professora Adjunta da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR; Coordenadora de Tecnologia na Educação Campus Curitiba na UTFPR. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Continuada do e-Tec Brasil CVMD/UFSC. Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica – PROPPE/Universidade Tuiuti do Paraná de 2008 a 2011. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Processos Educacionais Interativos NUPPEI de 2003 a 2011. Foi coordenadora Pedagógica de EAD da Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER/UNINTER no período de 2006 a 2008. Foi coordenadora do Projeto FIPSE CAPES ;Ambientes e Oportunidades de Emprego para Pessoas com Deficiência; na UTP (Curitiba PR) em parceria coma UFBA (Salvador, BA), Temple University (Filadelfia, EUA) e St Cloud State University (Minnesota, EUA) e do projeto; Promovendo inclusão de portadores de necessidades educativas especiais na sociedade através de tecnologias assistiva; na UTP (Curitiba PR) em parceria com a UFBA (Salvador BA), Temple University (Filadélfia) e Bridgewater State College (Massachusets) nos EUA . Desenvolveu, com a Profa. Dra. Joana Paulin Romanowski, o Projeto do Curso de Pedagogia, modalidade a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER autorizado em 2007. Foi Professor Adjunto do PPGE Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná de junho de 2001 a fevereiro de 2009. Membro da Academia Paranaense de Doutores para o Desenvolvimento e da ABED Associação Brasileira de Educação a Distância. Licenciou-se em História pela Universidade de São Paulo (1970), cursou Letras Modernas Português e Francês pela Universidade de São Paulo. Completou seu Mestrado em Educação (1996) e Doutorado em Educação (2000) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação a Distância, formação de professores, prática pedagógica, educação inclusiva, tecnologias, ambientes de aprendizagem, inovação e educação para o desenvolvimento sustentável. Autora de livros e artigos.

Lattes


Dra. Jamile Cristina Ajub Bridi

Possui graduação em Pedagogia pela Universidade Estadual de Campinas (2000), mestrado em educação pela Universidade Estadual de Campinas (2004) e Doutorado em Educação pela Universidade Estadual de Campinas (2010). Atualmente atua como Pedagoga na Universidade Tecnológica Federal do Paraná e como Professora do Plano Nacional de Formação de Professores (PARFOR), no Programa Especial de Formação Pedagógica (PROFOP) e no Programa de Desenvolvimento Educacional (PDE) . Pesquisadora do Grupo de Pesquisa sobre Desenvolvimento Profissional Docente. Membro do Comitê Editorial da Revista Transmutare. Atuou como docente no ensino superior em instituições públicas e particulares e em cursos a distância de formação inicial e continuada. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: graduação, estudantes, formação acadêmica, profissionalização docente, universidade e currículo.

Lattes


Dr. Marcus Vinícius Santos Kucharski

Marcus Vinicius Santos Kucharski é Doutor em Educação pela PUCPR, tendo-se dedicado à pesquisa da prática profissional docente e suas técnicas e tecnologias em todos os seus âmbitos tanto no ensino presencial quanto na educação a distância. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lotado na Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT) e no Departamento de Educação (DEPED). Também é pesquisador nível I da Capes, coordenando e lecionando em curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Gerenciou a educação à distância da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) por seis anos, onde participou decisivamente da criação e implementação do primeiro curso no Brasil de graduação tecnológica à distância (EAD) em Gestão de Transporte Aéreo pela parceria UTP / Universidade de Uberaba (UNIUBE). Lecionou em diversas instituições de ensino superior no Paraná (PUCPR, UEPG, UTP, UniCuritiba), tendo também participado de projetos de pesquisa e extensão e de implementação de programas de EAD, além de acumular vários anos de experiência na Educação Básica, tanto na rede privada quanto na pública. Ocupou, por oito anos, cargo de coordenador de mídia digital junto ao Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), tendo autorado e coordenado a implementação de materiais didáticos multimídicos, além de treinado professores e gestores para implementação de soluções educacionais informatizadas no âmbito da Educação Básica. Seu interesse atual de trabalho e pesquisa centra-se especialmente na formação de professores com e para a incorporação de recursos digitais de comunicação à prática pedagógica de todos os níveis educacionais na perspectiva da Educomunicação, bem como na identificação e desenvolvimento de um novo Ethos docente a partir dos desenvolvimentos tecnológicos e das características e exigências da geração que ora aporta em nossas universidades. Metodologicamente, também tem-se dedicado ao aprimoramento e divulgação do método de etnografia virtual para pesquisas na área das ciências humanas em geral e da educação em específico – tendo sua tese sido a primeira totalmente desenvolvida no Brasil sob tal perspectiva metodológica.

Lattes


Dra. Marta Rejane Proença Filietaz

Professora da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Possui graduação em Pedagogia (1999), Pós- Graduação Lato Sensu em Psicopedagogia (2002) e Educação Bilíngue Libras/ Língua Portuguesa (2007), Mestrado em Educação (2006) e Doutorado em Distúrbios da Comunicação (Universidade Tuiuti do Paraná-UTP/2016). Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Educação Inclusiva, atuando principalmente nos seguintes temas: Processo de ensino e aprendizagem, Desenvolvimento Profissional Docente, Políticas Públicas de Educação Inclusiva, Educação de Surdos, Língua de Sinais e Tradutor e Intérprete de Libras/Língua Portuguesa.

Lattes


Dra. Patrícia Fernanda da Silva

Possui graduação em Ciências Exatas pelo Centro Universitário Univates (2010); Mestre em Ensino de Ciências Exatas (2013); Doutora em Informática na Educação na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017) e Pós-Doutoranda pela Universidade Federal do Rio Grande do Sul (2017). Atualmente é professora de Matemática, tutora de pós-graduação, palestrante e formadora de professores sobre uso de tecnologias digitais por crianças na primeira infância. Desenvolve atividade de pesquisa junto ao Programa de Pós-Graduação em Informática na Educação da UFRGS, onde pesquisa sobre a eficácia do uso de laboratórios reais e virtuais por adolescentes nas disciplinas de Ciências e Matemática.

Lattes


Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, ambos pela UEL. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana e membro do Instituto GeoGebra de São Paulo. Possui experiência de dez anos na Educação Básica em que trabalhou em escolas da rede pública e da rede particular. Possui experiência na formação de professores de matemática e atua neste campo desde 2007. Atualmente é formador de professores na UNESPAR, coordenador do Curso de Licenciatura em Matemática e coordena um projeto de formação de professores, intitulado Curso de GeoGebra (atualmente na 13ª edição) com uma equipe formada por 90 profissionais de educação matemática de vários estados do Brasil.

Lattes


Dr. Tarliz Liao

Cursa Pós-doc na temática Tecnologia da Informação na Formação de Professores (PPGAV/UFRGS)  , Doutor em Educação Matemática (2014). É professor colaborador no Mestrado em Educação Matemática da UFPel. É Professor Adjunto C no Departamento Interdisciplinar da UFRGS desde jan/2015. Professor Voluntário no programa de Pós-graduação em Inovação e Tecnologias na Educação da UTFPR, onde atua nas disciplinas de Realidade Virtual e Vídeos na Educação. Coordenador pró-tempore do Curso EaD de Licenciatura em Matemática da UFRGS. Atuou como Coordenador de um Polo EaD da UNIP, Pesquisador na Fundação Cecierj, Professor de Ensino Fundamental e Médio na rede pública do RJ. Consultor no INEP/MEC. Vencedor por duas edições das Olimpíadas de Jogos Digitais da Educação -Seeduc/RJ. Tem larga experiência na área de Ensino de Matemática e interesse especial em Novas Tecnologias.

Lattes