Professores

A seguir se encontra a relação dos docentes responsáveis, titulações e seus currículos.

Docente
Dr. Antônio Siemsen Munhoz
Dr. Carlos Alberto Dallabona
Dra. Flávia Dias de Souza
Dra. Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo
Dr. João Mansano Neto
Dr. Marcelo Souza Motta
Dr. Marco Aurélio Kalinke
Dr. Marcus Vinícius Santos Kucharski
Dr. Sérgio Carrazedo Dantas
Dr. Tarliz Liao

 

Docente CV Lattes
Dr. Antônio Siemsen Munhoz

Bacharel em engenharia civil (UFPr – Universidade Federal do Paraná / 1978). Aperfeiçoamento em Metodologia do Ensino Superior Superior (FIES / 1998). Especialista em Tecnologias Educacionais (SPEI – Sociedade Paranaense de Ensino de Informática / 1999). Especialista em Metodologia da Pesquisa Científica (IBPEx – Instituto Brasileiro de pós-graduação e extensão / 2001). Especialista em formação de professores para educação a distância (UFPr – Universidade do Paraná / 2001). Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2001). Doutor em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Santa Catarina (2007). Extensão universitária em desenvolvimento de projetos instrucionais.

 

Docente CV Lattes
Dr. Carlos Alberto Dallabona

Engenheiro eletricista (1979), mestre em Engenharia de Produção (2001), doutor em educação (2011). É professor da Universidade Tecnológica Federal do Paraná desde 1992, atuando nas áreas elétrica, engenharia de produção, educação mediada por tecnologias, educação em engenharia, educação a distância e avaliação de processos educacionais. Foi coordenador do curso de engenharia elétrica, atual chefe do setor responsável pelos cursos de bacharelado e licenciatura do Campus Curitiba da UTPFR. Avaliador do INEP e Arcu-Sul. Atuou em empresa de telecomunicações e como profissional autônomo em engenharia elétrica e telecomunicações. Tem experiência profissional em sistemas de energia, sistemas de telecomunicações e eficiência energética. Tem experiência acadêmica como gestor de cursos e instituições de ensino superior, gestão e docência em cursos presenciais e a distância. Desenvolve pesquisas nos temas: educação a distância,educação profissional a distância, educação em engenharia, educação tecnológica, gestão de instituições de ensino superior e avaliação de processos educacionais. Foi professor mediador e membro da equipe de coordenação de Curso de Especialização em Gestão e Docência em EaD, parceria UFSC, UTFPR e CEFET-MG e coordenador do Curso Técnico Subsequente em Logística, modalidade a distância da UTFPR, no âmbito da Rede eTec Brasil. Coordenador geral adjunto da Rede eTec Brasil na UTFPR.

 

Docente CV Lattes
Dra. Flávia Dias de Souza

Possui graduação em Licenciatura em Matemática pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Mestrado em Educação pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR) e Doutorado em Educação pela Universidade de São Paulo (USP), na linha de pesquisa em Ensino de Ciências e Matemática. É professora adjunta do Departamento de Educação da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Desenvolve pesquisas na área de Educação Matemática, especialmente sobre formação de professores que ensinam Matemática. É integrante do Grupo de Estudos e Pesquisas sobre a Atividade Pedagógica – GEPAPe, vinculado à Faculdade de Educação da USP e do Grupo de Estudos sobre Desenvolvimento Profissional Docente – Transmutare, vinculado ao Departamento de Educação da UTFPR. Professora do Programa de Pós-Graduação em Educação em Ciências e em Matemática ? PPGECM, da Universidade Federal do Paraná (UFPR).

 

Docente CV Lattes
Dra. Iolanda Bueno de Camargo Cortelazzo

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR; Coordenadora de Tecnologia na Educação Campus Curitiba na UTFPR. Pesquisadora do Grupo de Pesquisa Formação Continuada do e-Tec Brasil CVMD/UFSC. Coordenadora de Pesquisa, Iniciação Científica e Editoração Científica – PROPPE/Universidade Tuiuti do Paraná de 2008 a 2011. Coordenadora do Núcleo de Pesquisa em Processos Educacionais Interativos NUPPEI de 2003 a 2011. Foi coordenadora Pedagógica de EAD da Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER/UNINTER no período de 2006 a 2008. Foi coordenadora do Projeto FIPSE CAPES "Ambientes e Oportunidades de Emprego para Pessoas com Deficiência" na UTP (Curitiba PR) em parceria coma UFBA (Salvador, BA), Temple University (Filadelfia, EUA) e St Cloud State University (Minnesota, EUA) e do projeto "Promovendo inclusão de portadores de necessidades educativas especiais na sociedade através de tecnologias assistiva" na UTP (Curitiba PR) em parceria com a UFBA (Salvador BA), Temple University (Filadélfia) e Bridgewater State College (Massachusets) nos EUA . Desenvolveu, com a Profa. Dra. Joana Paulin Romanowski, o Projeto do Curso de Pedagogia, modalidade a Distância da Faculdade Internacional de Curitiba FACINTER autorizado em 2007. Foi Professor Adjunto do PPGEd Mestrado em Educação da Universidade Tuiuti do Paraná de junho de 2001 a fevereiro de 2009. Membro da Academia Paranaense de Doutores para o Desenvolvimento e da ABED Associação Brasileira de Educação a Distância. Licenciou-se em História pela Universidade de São Paulo (1970), cursou Letras Modernas Português e Francês pela Universidade de São Paulo. Completou seu Mestrado em Educação (1996) e Doutorado em Educação (2000) pela Faculdade de Educação da Universidade de São Paulo. Atua principalmente nas seguintes áreas: Educação a Distância, formação de professores, prática pedagógica, educação inclusiva, tecnologias, ambientes de aprendizagem, inovação e educação para o desenvolvimento sustentável. Autora de livros e artigos.

 

Docente CV Lattes
Dr. João Mansano Neto

Doutorado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2014), mestrado em Tecnologia pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná (2003), Especialização em Informática na Educação (CEFET-PR 1998), graduação em Educação Artística pela Universidade Federal do Paraná (1996) e Tecnico em Processamento de Dados pela Opet-PR. Atualmente é assistente em administração da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). Especialista em Informática na Educação, tem experiência na área de Educação (pós-graduação), com ênfase em Metodologia da Pesquisa Científica e Informática na Educação, atuando principalmente nos seguintes temas: ambientes virtuais de aprendizagem, tecnologia na educação, materiais didáticos multimídia, gestão do conhecimento e educação virtual.

 

Docente CV Lattes
Dr. Marcelo Souza Motta

Professor Adjunto da Universidade Tecnológica Federal do Paraná UTFPR. Assessor didático-Tecnológico da Coordenação de Tecnologia na Educação Campus Curitiba. Coordenador do Núcleo de Inovação e Tecnologias para a aprendizagem e desempenho profissional. Professor Permanente do Mestrado Profissional e Ensino de Matemática da Universidade Tecnológica Federal ? Câmpus Londrina (PPGMAT). Docente do Departamento de Matemática do Câmpus Curitiba. Doutor em Ensino de Ciências e Matemática. Mestre em Ensino de Ciências e Matemática. Especialista em Informática na Educação, Psicologia Educacional, Supervisão Escolar e Ensino de Matemática. Atua principalmente nas áreas: Ensino e suas tecnologias; formação de professores; educação matemática; educação a distância, ambientes de aprendizagem, inovação e educação.

 

Docente CV Lattes
Dr. Marco Aurélio Kalinke

Realizando Pós-doutorado na Universidade de Milão (Clínica del Lavoro Luigi Devoto). Doutor em Educação Matemática pela PUC-SP, possui mestrado em Educação pela Universidade Federal do Paraná e graduação em Matemática pela Universidade Tuiuti do Paraná. Atualmente é professor Adjunto 3, com Dedicação Exclusiva, da UTFPR e membro dos corpos docentes do Programa de Pós-graduação em Educação em Ciências e em Matemática (PPGECM) da UFPR e do Programa de Pós-graduação em Formação Científica, Educacional e Tecnológica (PPGFCET) da UTFPR. Foi Diretor Geral da Faculdade Expoente, Diretor do Colégio Expoente e professor de Ensino Fundamental, Médio e Pré-vestibular. Autor/Organizador dos livros “A Lousa Digital e outras tecnologias na Educação Matemática”, “Educação Matemática: pesquisas e possibilidades”, “Tecnologias no Ensino”, “Para Não Ser Um Professor do Século Passado”, “Internet na Educação” e “Metodologia Para Elaboração de Materiais Didáticos”. Tem experiência na área de Educação, com ênfase em Matemática e Formação de Professores, atuando principalmente nos seguintes temas: tecnologia educacional, internet e educação, internet e aprendizagem e formação de professores de Matemática. É membro do GPTEM: Grupo de Pesquisa sobre Tecnologias na Educação Matemática e do Grupo de Estudos e Pesquisa em Formação de Professores.

 

Docente CV Lattes
Dr. Marcus Vinícius Santos Kucharski

Marcus Vinicius Santos Kucharski é Doutor em Educação pela PUCPR, tendo-se dedicado à pesquisa da prática profissional docente e suas técnicas e tecnologias em todos os seus âmbitos tanto no ensino presencial quanto na educação à distância. Atualmente é Professor Adjunto II da Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR), lotado na Coordenação de Tecnologia na Educação (COTED-CT) e no Departamento de Educação (DEPED). Também é pesquisador nível I da Capes, coordenando e lecionando em curso de pós-graduação Lato Sensu em Tecnologias, Comunicação e Técnicas de Ensino do sistema Universidade Aberta do Brasil (UAB). Gerenciou a educação à distância da Universidade Tuiuti do Paraná (UTP) por seis anos, onde participou decisivamente da criação e implementação do primeiro curso no Brasil de graduação tecnológica à distância (EAD) em Gestão de Transporte Aéreo pela parceria UTP / Universidade de Uberaba (UNIUBE). Lecionou em diversas instituições de ensino superior no Paraná (PUCPR, UEPG, UTP, UniCuritiba), tendo também participado de projetos de pesquisa e extensão e de implementação de programas de EAD, além de acumular vários anos de experiência na Educação Básica, tanto na rede privada quanto na pública. Ocupou, por oito anos, cargo de coordenador de mídia digital junto ao Centro Internacional de Tecnologia de Software (CITS), tendo autorado e coordenado a implementação de materiais didáticos multimídicos, além de treinado professores e gestores para implementação de soluções educacionais informatizadas no âmbito da Educação Básica. Seu interesse atual de trabalho e pesquisa centra-se especialmente na formação de professores com e para a incorporação de recursos digitais de comunicação à prática pedagógica de todos os níveis educacionais na perspectiva da Educomunicação, bem como na identificação e desenvolvimento de um novo Ethos docente a partir dos desenvolvimentos tecnológicos e das características e exigências da geração que ora aporta em nossas universidades. Metodologicamente, também tem-se dedicado ao aprimoramento e divulgação do método de etnografia virtual para pesquisas na área das ciências humanas em geral e da educação em específico – tendo sua tese sido a primeira totalmente desenvolvida no Brasil sob tal perspectiva metodológica.

 

Docente CV Lattes
Dr. Sérgio Carrazedo Dantas

Licenciado em Matemática pela Universidade Estadual de Londrina (UEL). Especialista em Educação Matemática e mestre em Ensino de Ciências e Educação Matemática, ambos pela UEL. Doutor em Educação Matemática pela Universidade Estadual Paulista (UNESP). Professor da Universidade Estadual do Paraná – Campus Apucarana e membro do Instituto GeoGebra de São Paulo. Possui experiência de dez anos na Educação Básica em que trabalhou em escolas da rede pública e da rede particular. Possui experiência na formação de professores de matemática e atua neste campo desde 2007. Atualmente formador de professores na UNESPAR e coordena um projeto de formação de professores, intitulado Curso de GeoGebra (atualmente na 10ª edição) com uma equipe formada por 75 profissionais de educação matemática.

 

Docente CV Lattes
Dr. Tarliz Liao

É doutor em Educação na linha de Educação Matemática pelo PPGE UFES, Mestre em Ensino de Ciências e Matemática pelo CEFET/RJ (2005) na área de Novas Tecnologias no Ensino de Matemática, especialista em Educação Matemática pela UFRJ (2003) e graduado em Licenciatura em Matemática pela Universidade do Estado do Rio de Janeiro (1999). Atualmente é Professor Adjunto A na Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS) no Instituto Interdisciplinar do CLN. Atuou como Coordenador do Polo EaD RJ Centro da Universidade Paulista, Professor Pesquisador I na Fundação Cecierj como professor em curso de extensão na área de matemática e ainda professor de ensino médio na rede pública. Atuou ainda como professor adjundo na Universidade Cândido Mendes do departamento de Cálculo para os cursos de engenharia. Atuou como consultor e validador de itens do Saeb no INEP/MEC. Atuou como professor de matemática no curso de EJA do Colégio Santo Inácio onde também desenvolveu projetos interdisciplinares e softwares educativos. Atuou como professor contratado na Universidade do Estado do Rio de Janeiro na Faculdade de Formação de Professores onde lecionou disciplinas relacionadas a Didática da Matemática e Prática de Ensino. Atuou como professor substituto no departamento de Matemática da Universidade Federal Rural do Rio de Janeiro. Orientou monografias de graduação. Atuou como professor no departamento de matemática da Unisuam. Atuou como professor orientador na pós-graduação de novas tecnologias para o ensino de matemática no Laboratório de Novas Tecnologias de Ensino pelo convênio UFF/UAB. Venceu por duas edições as Olimpíadas de Jogos da Educação promovida pela Seeduc/RJ. Tem experiência na área de Ensino de Matemática, com ênfase em Didática do Ensino, atuando principalmente nos seguintes temas: Currículos da Matemática, Didática da Matemática, Novas Tecnologias no Ensino e Políticas Públicas. Tem interesse especial por pesquisas em Educação do Campo.